Universidade x Criatividade

Padrão

A Universidade é um momento ímpar na vida, realmente. Aprendemos aqui não somente os conteúdos que nos servirão a vida toda, mas ganhamos independência, visão, aprendemos a seremos humanos melhores, construtivos aos outros, a nós mesmos. O que estranho, porém, é o excesso de estatísticas, tabelas, gráficos, citações. Ao adentrar os portões da graduação percebi que nada sei de nada, e o pior, o pobre nada que eu sabia nem era meu – alguém já o havia pensado. Alguém esse a quem devo referenciar – e reverenciar – em meus (?) textos, pensamentos e ações, ou corro o grave risco do plágio, da cópia, do crime. Simultaneamente, leio livros que massageiam meus sonhos. Agora, por exemplo, estou nas nuvens com “a riqueza do mundo”, Lya Luft. São crônicas, contos, relatos, das ideias dela sobre nossa sociedade atual. Uma delícia, leve e tocante, tudo ao mesmo tempo. O que notei dessa vez, que não teria notado não fosse a universidade que me chacoalha as ideias é que ela, Lya, não me mostra referencias ou gráficos, tudo que está escrito vem dela. Claro que sei que por traz das linhas assinadas pela autora há uma pesquisa imensa, um aparato de informações, leituras, telejornais, mas o que enlaça todos esses fatos soltos são as mãos dela, o pensamento dela, os sonhos dela. Isso pra mim é o original! É ver a construção do senso crítico, acontecendo ali, na frente: o milagre do pensar. Pode parecer ilusório, mas gostava do tempo que acreditava na firmeza do que acreditava, do que idealizava e que tudo isso ainda me cabia, tanto em direitos quanto em autoria. Acho tão vazio imaginar que tudo que sei nunca foi de fato meu. É nessas horas que agradeço às Lyas do mundo: “obrigada, autora querida, por me fazer acreditar”.

Deixe um comentário

