Tempo, tempo, tempo…

Padrão

Hoje ouvi de uma pessoa que conheço a pouco, mas que já adoro freneticamente que às vezes deixar um alguém crescer não exige gritos, e sim, silêncio. Fiquei chocada. Na minha imaturidade adolescente, na urgência tola de viver, não percebi o óbvio: depois de dito, cale-se.Ficar martelando na mesma tecla nem sempre é a maneira certa. O tempo é sábio, isso é certo. Às vezes, ele só precisa se deixar levar.Como diria minha tia Necka, numa das frases que considero a mais genial de sua autoria: “dê tempo ao vento, ele vai passar”. É simples assim. Acredito apenas que não consegui esse grau de discernimento por que ainda não plantei meu livro, li um filho ou gerei minha árvore – na ordem que me convier mesmo. Agora respondo a pergunta de Marcelo Camelo em uma de suas músicas: “de onde vem a calma?”. Simples, de tempo. Não qualquer tempo, logicamente, caso contrário sentaríamos na calçada, esperaríamos a vida passar e seríamos gênios da história. A calma essa que vos falo, senhores, é a aquela de ter aprendido com a vida, de ter se arriscado, de ter observado e memorizado tudo que foi visto, permitido apenas a quem tem anos de estrada, hoje, nossos pais, mães, avós e por ai vai.Brinquei dia desse com um amigo meu justo sobre o tema e nem havia me dado conta, disse assim: “você acha que sua mãe já nasceu velha?”.Rimos. Comentávamos dos aparentes poderes maternos em desvendar um simples olhar de um filho, ou de quem quer que esteja em volta. Agora, somente 4 dias depois percebo que nada tem de sobrenatural em reconhecer alguém assim de primeira, é apenas um bônus da idade. Então, vamos envelhecer um pouco. Faz bem aprender a aceitar o tempo. =}

Uma resposta »

Deixe um comentário

